Impressos finos,
A arte da imperfeição aplicada em Impressos finos de Alto Padrão.
Trabalhar com impressos finos, ou impressos de alto padrão é a realização de qualquer artista gráfico.
Ter acesso aos mais nobres insumos (papeis), além de gabaritos e matrizes de 1º linha… ai sim é possível se diferenciar com os impressos finos.
Em primeiro lugar, a Alquimia do Papel se diferenciou por defender a bandeira dos impressos finos, e busca resistir em manter viva os velhos porém maravilhosos processos gráficos.
Processos que foram engolidos pela tecnologia digital, e que proporcionam além da imagem, profundidade e textura.
Estamos falando dos Relevos seco e americano, do hotstamp (impressão metálica), do letterpress (tipografia), igualmente as dourações e cortes especiais.
Tudo ficou colorido e perfeito demais na era do digital… mas ficou sem identidade.
Um impresso convencional é como se fosse um clone sem alma.
Os trabalhos realizados com a premissa de ser considerado como impressos finos trazem consigo a força mecânica, o toque, o impacto, as mãos do artista gráfico.
Parecem jóias únicas de papel, cada qual com suas características.
Seja para convites de casamento, bodas, ou 15 anos; ou seja para eventos corporativos a papelaria de luxo sempre cai bem.
Quando utilizada na papelaria corporativa, pode fazer toda a diferença no posicionamento da sua empresa.
Seja no cartão de visita, no envelope diferenciado ou no papel timbrado com relevo.
Existe várias formas de inovar com os impressos finos.
Conheça um pouco mais da técnica e se apaixone.
I
Muitas tecnologias se permite mesclar, obtendo resultados ainda mais exclusivos.
O resultado obtido com os impressos finos não se conquista em gráficas rápidas. É algo totalmente único.
Relevo Seco
É o resultado de 2 matrizes (macho e fêmea) que se encaixam sob as 2 faces do papel, resultando em uma imagem em alto ou baixo relevo. Muito utilizada para produções de convites de casamento, e papelaria de luxo
relevo
Relevo Americano
É um processo manual, onde se aplica um pó granulado sob a área de grafismo logo após a impressão, e depois levada a um forno onde este granulado se derrete, formando uma camada transparente e brilhosa sob a tinta impressa.
Letterpress / Tipografia
É o ato de imprimir com uma matriz sobre diretamente no papel, utilizando pressão e causando uma cravação (profundidade) na área de grafismo do papel de acordo com a pressão exercida. técnica centenária que merece sobreviver
Hotstamp
Semelhante ao processo tipográfico, porém uma camada metálica é fixada com a pressão da matriz em alta temperatura, uma vez que a pressão térmica transfere a área metálica para o papel a imagem fica cravada em baixo relevo.